sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Aspectos físicos


Ao norte do Oriente Médio encontra-se um conjunto de terras elevadas (montes Elburz, Jaurus, Zagros), as quais são envolvidas por planaltos recentes ( Anatália e Irã).

Ao centro situa-se a planície Mesopotâmia ( crescente fértil), beneficiada por ser atravessada pelos rios Tigres e Eufrates, que nascem no maciço da Armênia e desembocam no Golfo Pérsico, formando estuário dominado Chaott- el- Arab. Ao sul destaca-se um vasto planalto grenoso pedregoso- o deserto da Arábia.

A leste da região domina o planalto arenoso do Irã, como montanhas mais elevadas ao norte (montes Elburz), que se prolonga para leste, através do Maciço Hinducushe do planalto de Pamir, cognominado " O Telhado do Mundo".

Na fronteira entre Israel e Jordânia localiza-se, que está a 394 metros abaixo do nível do mar, recebendo as águas do Rio Jordan.

Mesmo atravessando uma região árida, de poucas chuvas, os rios Tigre e Eufrates não secam, porque suas nascentes encontram-se numa região de muita chuva na Turquia. A água é um recurso natural muito escasso no Oriente Médio. Há previsões de que nesse século haverá muitas guerras e conflitos pela posse da água. Muitos países precisam importá-la ou dessalinizar água do mar para obter água potável. Essas medidas, contudo, são caras.

Quanto ao clima ocorre a variação entre a semi-aridez e o deserto, em função das massas que atingem a região, oriundas do norte da África ( quentes e secas). Na Turquia, geograficamente conhecida como Ásia Menor ( penísula anatólia), o clima é temperado no interior e mediterrâneo no litoral.

Ao longo do litoral mediterrâneo (Israel, Líbano e Síria) destaca-se a vegetação típica desse clima (mediterrâneo).
O quadro vegetal é caracterizado pelo domínio das espécies xerófitas (que vivem em lugares secos) nas áreas áridas e das estepes nas áreas semi-áridas como a Turquia e a planície da Mesopotâmia.

Nas áreas desérticas, as adversidades do meio natural não são marcadas somente pela escassez das chuvas, mais também pelas variações diárias de temperatura, que chegam a oscilar de 50º C durante o dia a 0º C à noite. As concentrações populacionais estabeleceram-se basicamente nos raros oásis (pontos de contato do lençol freático ou águas subterrâneas com a superfície). São exemplos clássicos a cidade de Damasco, na Síria, e a de Riad, na Arábia Saudita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário